FEITO A MÃO PARA DURAR
A partir da parceria entre REVER + Braveman, ambas de Brasília, e participação do designer Danilo Vale, desenhamos os óculos com inspiração nos clássicos dos anos 60 e 70.
Os óculos são feitos com acetato fabricado na Itália e lentes com 100% de proteção UVA e UVB da Zeiss, matéria prima de extrema qualidade.
Durante os meses de Abril e Maio, acompanhamos e registramos algumas etapas do processo de produção dos óculos. São quase 50 etapas. É a combinação da precisão da tecnologia com a arte e beleza do trabalho artesanal.
Fotos: Felipe Kuhlmann
A chapa de acetato é cortada no tamanho exato para a etapa de fresagem.
A fresagem das peças de acetato é feita através de uma CNC de alta precisão.
O acabamento da fresagem é feito manualmente. O processo de fabricação mistura tecnologia com o toque do artesão.
A primeira etapa do polimento é feita em um tambor. Os óculos chegam a ficar 5 dias girando dentro e em contato com chips de polimento, assim as peças ganham brilho e acabamento desejados.
A charneira é incrustada na frente dos óculos para fazer a junção com as hastes.
É feito um corte no talão dos óculos para poder casar perfeitamente as hastes e a frente.
O polimento manual dá acabamento e brilho à peça. A vantagem do feito a mão em nossas peças, é o uso de um acetato de extrema qualidade, fabricado na Itália. O material mantém suas características e não descasca, por não ter acabamento pintado. Um polimento na peça permite tirar todos os arranhões e manchas que podem surgir pelo uso, deixando a peça como nova.
As lentes são da Zeiss e têm 100% de proteção UVA e UVB. A etapa final é a de regulagem de cada peça e o óculos está pronto.